Docente da FMU ensina dança na Índia

A docente Cristiane Cassoni G. Santos, do curso de Educação Física do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, foi chamada pela Universidade Holística Casa de Bruxa para ministrar aulas de danças e yoga a um grupo de brasileiras que seguiria por mais cinco cidades da Índia estudando a cultura e a espiritualidade local.

Sua partida foi no início de setembro e durante vinte dias ministrou suas aulas. Todas as manhãs, realizava rituais com danças circulares e étnicas em locais sagrados, contribuindo para completa imersão nos estudos atendendo cuidadosamente os interesses e necessidades específicas do grupo. As aulas ministradas e os rituais oferecidos ao grupo de estudantes da universidade holística agregaram valor a viagem e apresentaram mais uma possibilidade de atuação do profissional de Educação Física no mercado de trabalho.

“Na cidade de Agra coreografei danças típicas para o grupo de brasileiras realizarem uma apresentação em um teatro. Fiquei muito feliz em proporcionar essas experiências para um grupo em viagem à Índia, pois em minha ação pedagógica diária na FMU incentivo meus alunos a estarem atentos aos sinais, de coração aberto e sem preconceitos às possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho”, conta a docente. Cristiane fala que a Índia é um destino fascinante, onde o passado e o presente se misturam, assim como o misticismo e a ciências, o eterno e o passageiro. Essa viagem contemplou o norte da Índia, visitando Rishikesh, um vale rodeado por montanhas aos pés do Himalaia, onde os Beatles conheceram seu mestre, Delhi a capital com o contraste da velha e a nova cidade, Jaipur – a cidade cor de rosa localizada no Rajastão, e Agra com o imponente Taj Mahal, além de monumentos e templos maravilhosos.

“A viagem foi enriquecida com experiências inesquecíveis e marcantes com o acompanhamento de guia local especializado, professores de terapias holísticas e espiritualidade, além de uma profissional de Educação Física que ministrou de danças circulares, danças folclórico-étnicas e aulas de yoga”. Para os alunos do curso haverá uma grande oportunidade na semana da Educação Física em outubro, pois teremos a parceria da mesma universidade que a docente Cristiane ministrou suas aulas, com palestras e workshop de terapias holísticas aos mais de 2000 alunos matriculados.