Divulgação das atividades realizadas na XVII Ação Saúde da FMU

No dia 19 de outubro de 2018 no campus Santo Amaro do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU foi realizada a XVII Ação Saúde. Os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Sanitária e Ambiental, e o Mestrado Profissional em Saúde Ambiental participaram do evento com ações conjuntas e interligadas, as quais também fazem parte do Projeto de Extensão “Academia de Polinizadores”.

As atividades destes cursos estiveram organizadas em duas tendas em 7 atividades diferentes:

Os estudantes de Ciências Biológicas realizaram oficinas com orientações e explicações sobre o processo biológico de polinização e o papel dos organismos polinizadores (prestadores do serviço ecossistêmico de polinização), incluindo a participação do Médico Veterinário formado pela FMU, meliponicultor e voluntário da ONG SOS Abelhas Sem Ferrão, Felipe Alves Silva de Oliveira, que demonstrou aos presentes como cultivar diversas espécies diferentes de abelhas nativas brasileiras. Em parceria com o Borboletário de Osasco também foi demonstrado como é possível montar um Hotel de Insetos para atrair estes organismos em prol de sua conservação no espaço urbano.

Também foi demonstrado como é possível construir e manter com baixo custo a vermicompostagem e a compostagem doméstica, tratando de forma adequada os resíduos orgânicos gerados nos domicílios e transformando-os em biofertilizante e húmus, diminuindo desta forma a pressão sobre os aterros sanitários e melhorando a saúde ambiental das cidades, atendendo os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Política Nacional de Recursos Hídricos também foi contemplada com a apresentação de um protótipo de um sistema de captação de água de chuva para utilização em irrigação, assim como formas racionais de irrigação, demonstrando formas criativas de utilização racional de recursos hídricos.

O estímulo a alimentação saudável também estava presente, através da explicação sobre os possíveis usos medicinais e alimentícios de diversas espécies vegetais, incluindo algumas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), e a distribuição de cerca de 300 mudas destas espécies.

A saúde animal e humana também foi contemplada com a apresentação do projeto de implantação de um sistema de informação e mapeamento da esporotricose (zoonose) no município de São Paulo pela mestranda Juliana Cristina Gonçalves.

Entre o planejamento e a realização 124 alunos e 12 professores se envolveram e possibilitaram que mais de 794 orientações fossem dadas à comunidade do campus Santo Amaro que visitou a XVII Ação Saúde.