Contribuições de Foucault ao jornalismo é tema de seminário

Evento em São Paulo conta com a participação de quatro estudiosos, especialistas no pensador francês

 

“As contribuições do pensamento do filósofo francês Michel Foucault para o jornalismo” é o tema do próximo seminário da série “Diálogos”, promovida pelo FIAM-FAAM. O evento acontece em 3 de outubro, das 19h às 22h horas, no campus Ana Rosa, que fica na Rua Vergueiro, 2009 – Auditório (próximo à estação Ana Rosa do metrô), com entrada franca.

 

O seminário “Diálogos: Foucault e o Jornalismo” conta com a participação de quatro professores convidados que apresentarão, a partir de suas perspectivas, de que forma as teorias e teses do pensador francês se relacionam ou podem contribuir com a atividade jornalística. Os debatedores convidados são:

 

Luzia Margareth Rago

Professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em História pela Unicamp, foi professora visitante no Connecticut College (EUA) e na Universidade de Columbia (EUA) e realizou seminários na Universidade de Paris 7. Graduada em História e Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Mayra Rodrigues Gomes

Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e livre docência em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É líder do Midiato – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, e tem longo histórico de participação nas pesquisas do Obcom – Observatório de Comunicação Liberdade de Expressão e Censura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

 

Alessandro Francisco

Professor da pós-graduação da COGEAE/ PUC-SP e do UNIFAI, é também pesquisador associado à Université Paris 8 e à École Normale Supérieure de Paris. Nesta, desenvolve seu pós-doutorado vinculado ao Centre Cavaillès. Tem sido convidado como conferencista de eventos nacionais e internacionais, dentre eles o colóquio “Michel Foucault et les arts” (Université Paris-Nanterre, Paris, 2017) e o colóquio “Jean-Marie Guyau” (Université Paris 8 e École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, 2018), cujas exposições serão publicadas na França até 2019. Continuamente realiza estágios de pesquisa no Institut Mémoires de l’Édition Contemporaine (IMEC), no Collège de France, nos Archives Nationales de France e na Bibliothèque Nationale de France.

 

Fernando Pachi

Professor da Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT) e da Universidade Paulista (Unip). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com graduação em Jornalismo pela PUC-SP e em Português/Linguística pela USP.

 

O evento oferece certificado aos participantes. Mais informações com Sílvio Anaz ([email protected]), e inscrições no link.