Alunos de Direito da FMU realizam Júri Simulado

Para o Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM, sala de aula é apenas parte do exercício de se aprender. Metodologias de aprendizado, diversas, são aplicadas na formação de nossos futuros profissionais e as aulas práticas são uma parte importante nesse processo.

Na última sexta-feira de novembro, alunos do curso de Direito tiveram a oportunidade de exercitar os conhecimentos adquiridos em aula em um exercício de simulação, atividade que é realizada semestralmente e coloca os alunos em uma situação de júri para analisar evidencias e argumentos e, posteriormente, determinar o veredicto. Na ocasião estiveram presentes cerca de 100 alunos de Direito da Instituição, além do coordenador do curso, Prof. Roberto Senise Lisboa, e a coordenadora adjunta, Profa. Ana Paula da Fonseca Rodrigues. O desembargador Hermann Herschander que também é professor da FMU fez o papel de presidente do TJSP e o desembargador Paulo Dimas presidiu o julgamento simulado.

A atividade desse semestre foi realizada em cima de um caso real, que aconteceu em 2013. Na simulação, o Prof. Adriano Abílio foi o advogado de defesa e a acusação ficou a cargo do promotor Marcelo Alexandre de Oliveira. “Não basta estudar teoria do Tribunal do Júri. É preciso realizá-lo na prática e esse evento contribui sobremaneira para isso”, acrescentou o desembargador Paulo Dimas.

Para o Prof. Adriano Abílio, a prática é importantíssima para a formação intelectual e profissional dos alunos.  Já no entendimento do promotor Marcelo Alexandre de Oliveira, “a realização do júri simulado contribui para formação dos alunos e oferece a oportunidade de conhecer uma instituição secular”. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade diferenciada, a estudante Jéssica de Souza, que assistiu atenta à sessão do júri, considera a atividade “um aprendizado, que ajuda os alunos a se familiarizarem com a instrumentalização do Direito Processual, saindo da parte teórica, que a faculdade nos ensina”.