Cotidiano Acadêmico.

Confira como simplificar a sua rotina e as questões essenciais para a sua vida acadêmica

Acesso ao Aluno On-line

No Aluno On-line você poderá solicitar documentos, verificar suas notas e faltas, a grade horária, as novidades da Instituição, entre outros importantes tópicos para sua vida acadêmica.

Para acessar o seu Aluno On-line, utilize o seu RA e a senha que foram encaminhados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição na Instituição. Caso não tenha visualizado, cheque seu lixo eletrônico ou a caixa de spam.

Se ainda não tiver recebido, acesse o site www.fmu.br ou www.fiamfaam.br  e no canto superior direito clique em “Esqueci minha senha”. Insira seu Registro Acadêmico (RA), que pode ser consultado no seu Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, e siga os passos seguintes para o acesso.

Meu horário acadêmico

Seu horário de aulas e turma estarão disponíveis no aplicativo Mais FMUFIAM e no Aluno On-line em: Consultas/Agenda/Grade horária.

Calendário Acadêmico

Confira aqui as atividades previstas para o 2º semestre de 2016, programe-se e participe!

Documentação e Solicitação de mudança de curso, habilitação, Campus ou turno

Durante a graduação, você poderá precisar de uma série de documentos para diversas finalidades, tais como, atestado de matrícula e de frequência, histórico escolar e declarações diversas. Eles devem ser solicitados pelo seu Aluno On-line e retirados na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) correspondente ao seu Campus e curso. A listagem, os detalhes de cada documento e as taxas podem ser consultados no Aluno On-line ou no Manual do Aluno.

No Aluno On-line também é possível realizar pedidos de mudança de curso, habilitação, Campus ou turno. Fique atento aos prazos previsto em Calendário Acadêmico.

Os alunos pertencentes aos programas governamentais FIES e PROUNI deverão comparecer a Central de Atendimento FIES e PROUNI. Agende seu horário, utilizando a opção “Não sou aluno”.

Notas e Provas

A apuração do aproveitamento acadêmico é feita de forma contínua e engloba essencialmente as provas agendadas no Calendário Acadêmico e a iniciativa, a participação, a cooperação, a dedicação aos estudos, a realização de trabalhos e outras atividades propostas pelo docente.

O aproveitamento será por disciplina, em cada semestre, e o seu desempenho será composto por uma Avaliação Continuada, que é de responsabilidade do professor escolher a forma de avaliação, quantidade e datas de aplicação, e uma Avaliação Regimental, aplicada de acordo com o Calendário Acadêmico. A somatória das duas constituirá a Média Semestral e determinará o seu status em cada disciplina. Por isso, é importante não acumular dependências.

A Média Semestral, por disciplina, poderá gerar o seguinte status:

  • APROVADO POR MÉDIA: Se obtiver Média Semestral igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina;
  • REPROVADO: Se obtiver Média Semestral inferior a 4,0 (quatro);
  • REAVALIAÇÃO: Se obtiver Média Semestral igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete), hipótese na qual será aplicada uma Prova de Reavaliação ao final do semestre, para cada disciplina onde obtiver tal status, nas datas previstas no Calendário Acadêmico.

Se reprovado em até 4 (quatro) disciplinas, você será promovido para o próximo período letivo, devendo cumprir a(s) dependência(s) junto com as demais disciplinas regulares do período. Se reprovado em 5 (cinco) ou mais disciplinas, você ficará retido no período.

Reavaliação

Na prova de reavaliação, também chamada de Exame, será considerada a média aritmética entre a Média Semestral e a nota obtida na Reavaliação. Se essa Média Semestral Final for igual ou superior a 5,0 (cinco), estará aprovado na disciplina. Se for inferior a 5,0 (cinco), ficará sujeito ao regime de Dependência na(s) disciplina(s) em questão.

Provas Regimentais

As provas regimentais são realizadas nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico. Elas só terão validade quando realizadas em papel timbrado fornecido pela Instituição e o tempo de duração da prova, respeitadas as particularidades de cada disciplina, será estipulado pelo professor antes do seu início. A tolerância de atraso para realização da avaliação é de até 15 (quinze) minutos. Em caso de perda da prova regimental, você poderá fazer, independentemente do motivo e do número de provas perdidas, a prova de Segunda Chamada, desde que a solicite no Aluno On-line e pague o boleto gerado no sistema. Essas provas também têm datas estipuladas no Calendário Acadêmico. Não há Segunda Chamada para a Reavaliação, disciplinas cursadas em EAD e em regime de Dependência ou Adaptação.

Vista de provas

Após a realização das provas regimentais, será feita a vista de provas, ou seja, a apresentação para você de sua avaliação com os comentários feitos pelo professor. A presença na vista de provas é obrigatória. Não há vista para as avaliações de Segunda Chamada, de Reavaliação, disciplinas cursadas em EAD e em regime de Dependência ou Adaptação. A retirada de provas só poderá ser feita por você no período de vista previsto no Calendário Acadêmico. Não é autorizada a retirada por terceiros ou após o prazo.

Se você não concordar com o rendimento escolar apurado, não poderá retirar a folha de prova e deverá proceder com o pedido de revisão, em até 24 horas contadas a partir da data oficial de vista de provas, prevista no Calendário Acadêmico publicado pela Instituição. O pedido deve ser feito no Aluno On-line, contendo justificativa e fundamentação teórica que respalde a solicitação. Ele será submetido à apreciação da coordenação do curso e terá prazo de resposta de até 10 (dez) dias, contados a partir da data de formalização do pedido no Aluno On-line.

Aceito o pedido de revisão de provas, a coordenação de curso elegerá uma banca de docentes (ao menos dois) que reavaliarão e redigirão um parecer deferindo ou não os argumentos apresentados no pedido. A retirada da prova garante a ciência e a consequente concordância com o rendimento escolar apurado.

Provas Especiais (Amparo Lei)

O aluno que tiver deferido o seu pedido de Regime Domiciliar ou Compensação de Faltas terá o direito de realizar as provas oficiais ocorridas no período de afastamento. As datas e os horários para realização das provas especiais serão previamente estabelecidos pela Secretaria Geral, de acordo com a regulamentação vigente e sempre seguindo o período de Segunda Chamada definido no Calendário Acadêmico. O aluno que ainda estiver impedido de realizar a prova no período de Segunda Chamada, poderá fazê-la no semestre subsequente na semana de planejamento.

Faltas

Para ser aprovado na disciplina, além do aproveitamento por nota, é essencial que você frequente, no mínimo, 75% das aulas da disciplina. Se a frequência for inferior a essa, você estará automaticamente reprovado na disciplina em questão. A tolerância de atraso é de no máximo 15 (quinze) minutos. Confira a relação de quantidade de aulas semanais e o limite de faltas:

numero-aulas

A justificativa de falta, regime domiciliar e licença gestante servem para compensar as faltas e recuperar o conteúdo ministrado durante o período de afastamento. Consulte as situações em que se aplicam esses casos no Manual do Aluno.

Disciplina On-line

Em sua grade curricular você conta com uma das disciplinas na modalidade on-line. Essa inovação tem como objetivo introduzir o aprendizado por meio da tecnologia, tão presente em nosso cotidiano, e tornar a sua rotina mais dinâmica com um horário flexível e a liberdade de administrar seu ritmo de estudo. Em sua sala de aula virtual, você tem acesso a diversos materiais multimídia disponíveis, além de todo o suporte para os seus estudos e da interação com seu professor e colegas.

Dependência e Adaptação

Dependência: A Dependência (DP) deve ser cursada pelos alunos que foram reprovados na disciplina, ou seja, não obtiveram nota de aprovação. A DP pode ser nas modalidades presencial, assistida ou on-line, de acordo com a disponibilidade de cada curso e disciplina.

Adaptação: Já a Adaptação (ADAP) ocorre quando o aluno mudou de curso ou de instituição de ensino em determinado semestre e precisa fazer disciplinas adicionais da graduação atual para que possa acompanhar os conteúdos do curso. A ADAP pode ser nas modalidades presencial, assistida ou on-line, de acordo com a disponibilidade de cada curso e disciplina.

Para cursar a DP e/ou a ADAP é preciso fazer a inscrição pelo Aluno On-line, conforme prazos previstos no Calendário Acadêmico. É importante lembrar que para a disciplina ser ofertada é necessária a formação de turma. As disciplinas de Dependência são pagas, portanto, após a confirmação da matrícula (formação da turma), ocorrerá a liberação dos boletos. A Adaptação tem custo apenas para os alunos que já tiverem cursado todas as matérias, faltando apenas as adaptações para a conclusão do curso, nesse caso é cobrado o valor correspondente de uma DP. Para os de mais alunos a Adaptação não tem custo.

Os alunos DPU e os retidos com 5 (cinco) disciplinas serão inscritos automaticamente nas disciplinas. Acima de cinco disciplinas, deverá ser efetuada a inscrição pelo Aluno On-line.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas obrigatórias para os alunos dos cursos em que elas constarem na matriz, ou seja, todos os cursos de Graduação, exceto Tecnólogos. Essas atividades deverão ser cumpridas em cargas horárias definidas nos projetos pedagógicos dos cursos.

São objetivos das Atividades Complementares:

  • Ampliar a sua formação;
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais;
  • Favorecer o relacionamento entre grupos;
  • Possibilitar a sua iniciativa e autonomia.

Existem dois tipos principais de atividades complementares: As atividades obrigatórias e as livres. As atividades obrigatórias representam 60% do total de horas de atividades complementares que devem ser realizadas dentro da Instituição como;  cursos de nivelamento oferecido pela Instituição, projetos de iniciação científica, atuação na monitoria, organização e participação em eventos, entre outras atividades, de acordo com o estabelecido pela coordenação do curso.

As atividades livres somam 40% do total de horas e são aquelas realizadas fora da Instituição. Elas podem ser cursos de idiomas, cursos de formação complementar, intercâmbio, participação em atividade competitiva, visitas a museus, exposições, feiras, eventos culturais, cinema e voluntariado (desde que relacionado ao curso).

Você deve cumprir as Atividades Complementares a partir do primeiro período do curso.

O não cumprimento da carga horária das Atividades Complementares até o último período do curso inviabiliza a sua conclusão, sendo assim, fator impeditivo para a Colação de Grau.

Caberá a você protocolar e entregar as Atividades Complementares dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Para isso, deverá preencher os formulários apropriados, disponíveis no Aluno On-line, anexar os documentos comprobatórios (cópia simples e originais pra conferência) e entregar na Central de Atendimento ao Aluno (CAA).

O regulamento e os procedimentos para as atividades complementares podem ser consultados no Aluno On-line em: Destaque/Manuais.

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas FMU | FIAM-FAAM conta com uma Biblioteca Central e 8 bibliotecas setoriais, especializadas nas áreas relativas aos cursos oferecidos nas unidades em que estão presentes. A função desse sistema é dar apoio às atividades docentes e discentes de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a infraestrutura informacional necessária e integrando o esforço institucional de transmissão e criação de conhecimentos.

Nosso acervo é composto por mais de 370 mil itens, entre livros, periódicos, CDs e DVDs, teses e dissertações.

Nossas bibliotecas estão interligadas e oferecem recursos on-line para consultas ao acervo, reserva e acesso aos conteúdos digitais nacionais e internacionais.  Ainda participamos da rede de bibliotecas universitárias do País e mantemos convênios que possibilitam o acesso a documentos disponíveis nas demais instituições conveniadas.

Em todas as dependências das bibliotecas há computadores para a localização das informações desejadas, sendo possível também a antecipação da consulta ao catálogo a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Ainda dispomos de acesso a Wi-Fi possibilitando o uso de notebooks, tablets e celulares para acesso à Internet.

Oferecemos cursos de orientação bibliográfica para normalização dos trabalhos científicos e de como realizar buscas em fontes eletrônicas de informação.

Destacamos nosso convênio com o portal de periódicos da CAPES que permite acesso aos milhares de títulos de periódicos, nosso acervo digital de e-books (Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Universitária) com mais de 12.000 títulos das principais editoras acadêmicas brasileiras a qualquer hora do dia. Ainda acesso às bases de dados internacionais EBSCO com 11.780 títulos de periódicos e acesso ao portal de normas técnicas.

O Sistema de Bibliotecas atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e a Biblioteca Central também funciona aos sábados, das 8h às 13h. Todos os serviços remotos de renovação, reservas e consultas ao catálogo e demais bases de dados são permitidos 24 horas por dia.

Faça sua inscrição e utilize todo potencial de informações disponíveis. Basta apresentar um documento de identificação, comprovante de vínculo institucional e cadastrar sua senha de acesso no balcão de atendimento de qualquer uma das unidades da biblioteca. Conheça mais em: portal.fmu.br/biblioteca  ou fiamfaam.br.

Confira os endereços das unidades:

  • Biblioteca “Abguar Bastos” Avenida da Liberdade, 715 – Campus Liberdade, Tel.: (11) 3346-6211
  • Biblioteca “Sergio Buarque de Hollanda” Rua Iguatemi, 306 – Campus Itaim Bibi, Tel.: (11) 3078-0344
  • Biblioteca “Camargo Guarnieri” Avenida Morumbi, 501 – Campus Morumbi – São Paulo – SP, Tel.: (11) 3031-1497
  • Biblioteca “Zeferino Vaz” Avenida Santo Amaro, 1239 – Campus Ibirapuera, Tel.: 3842-5377
  • Biblioteca “Ramos de Azevedo” Avenida Lins de Vasconcelos, 3406 – Campus Mariana, Tel.: (11) 5574-0949
  • Mariana II Rua Agostinho Rodrigues Filho, 201 – Vila Mariana – CampusV. Mariana II
  • Liberdade – Brigadeiro Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1089 – CampusBrigadeiro
  • Ponte Estaiada Rua Ministro Nelson Hungria, 541 – Real Parque – Morumbi – Campus Ponte Estaiada (HOVET), Tel.: (11) 3326-6412

      Global Office

      O Global Office é a área de carreira e internacionalidade do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM . O setor tem como objetivo preparar você para interagir com o mercado de trabalho global e para gerenciar de forma proativa a sua carreira, proporcionando recursos, orientações, experiências internacionais e oportunidades que o ajude a obter um bom estágio ou emprego.

      Confira os principais serviços oferecidos pelo Global Office:

      • Revisão e elaboração de currículos;
      • Palestras, workshops e oficinas;
      • Dicas de carreira e empregabilidade;
      • Orientação profissional;
      • Cadastramento de currículos, pesquisas e candidaturas para vagas de empregos e estágios;
      • Feira de Empregabilidade;
      • Transmissão de eventos internacionais;
      • Programas de intercâmbio de férias;
      • Possibilidades de aprender outros idiomas.

      Todas as atividades são desenvolvidas para oferecer uma formação multicultural, voltada para o mercado de trabalho global, garantindo a você uma carreira de sucesso.

      Para desfrutar disso tudo, fique atento ao site fmu.br/globaloffice ou ainda faça uma visita ao Global na Avenida da Liberdade, 749, térreo (próximo à estação de metrô São Joaquim).

      Estágios

      Existem duas modalidades principais de estágio: supervisionado e não obrigatório.

      Supervisionado: O Estágio Supervisionado é a atividade presente na matriz curricular de cada curso, cuja realização é obrigatória. Se não o cumprir, não poderá colar grau, devendo matricular-se novamente no último período de seu curso para atender a essa exigência.

      Não Obrigatório: O Estágio Não Obrigatório é uma atividade que não consta na matriz curricular de cada curso. Independentemente do fato de proporcionar bolsa-auxílio, possui também o objetivo de promover o aprendizado das práticas profissionais.

      Os estágios são regidos por Legislação Federal específica (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), sendo a FMU interveniente no processo. A legislação vigente exige que você esteja efetivamente matriculado na Instituição, bem como que a carga horária de estágio não seja superior a 6h/dia e 30h/semanais. O prazo para estágio no mesmo local é de dois anos, exceto para portadores de necessidades especiais. Os Termos de Compromisso de Estágio deverão ser protocolados, juntamente com formulário disponível no Aluno On-line ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) para assinatura da FMU. Não serão assinados termos iniciados há mais de 30 dias da data de protocolo.

      Quer conseguir uma boa vaga de estágio? Consulte o Global Office para lhe ajudar! Clique aqui e saiba mais.

      CPA

      A CPA – Comissão Própria de Avaliação – tem como objetivo conhecer a opinião de alunos e professores sobre a Instituição para que possamos promover melhorias constantes e garantir o seu pleno aproveitamento acadêmico. A cada semestre a pesquisa é aberta para que você participe. Quando o período de resposta do questionário for aberto, você será comunicado. E, após a tabulação, os dados ficam disponíveis na página www.fmu.br/cpa. Participe! Sua opinião é muito importante! Veja as melhorias indicadas pela CPA em 2015:

      • Melhorias na infraestrutura dos Campi;
      • As salas de professores foram estruturadas com mesas de reunião, gabinetes para orientações, equipamentos de informática, espaço para café e sanitários e serviço de apoio secretarial;
      • Compra de projetores e equipamentos para salas de aulas;
      • Incentivo e aperfeiçoamento dos programas de Iniciação Científica e Monitoria com aumento significativo do número de alunos participantes;
      • Entre 2014 e 2016 foram adquiridos softwares específicos para os cursos e mais de 900 novos computadores;
      • Houve maior interação com representantes de salas para apresentação dos resultados dos processos de avaliação da CPA e integração das representações estudantis da Instituição;
      • Implantação do NADD – Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente com a oferta de cursos para professores e estudantes, além de apoio diferenciado a alunos com necessidades especiais;
      • Oferta de bolsas de estudos no exterior para docentes e estudantes por meio do Global Office;
      • Oferta de bolsas de estudos em cursos de Extensão para docentes e colaboradores;
      • Aumento significativo de docentes em regime de tempo integral e parcial;
      • Informatização de serviços financeiros e acadêmicos poupando o deslocamento dos estudantes;
      • Colação de Grau Oficial é proporcionada pela Instituição sem despesas para os alunos;
      • Diploma disponibilizado aos formandos em até 120 dias;
      • Oferta de cursos para professores e coordenadores.

      Incentivo ao ensino, pesquisa e extensão

      No Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM você poderá participar de programas de Iniciação Científica, Monitoria e Atividades de Extensão. Confira um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades:

      Iniciação Científica: Você poderá participar de grupos de pesquisa, teórica ou empírica, orientada por docente da Instituição, e terá a oportunidade de contribuir com os conhecimentos e as competências profissionais adquiridas, exercendo seu papel social. A Iniciação Científica inclui projetos de implementação prática, pesquisa teórica, oficinas, formação de grupos de estudo e grupos de interesse com produção intelectual ou projeto com implementação real.

      Para se inscrever nesse Programa, você deverá estar matriculado a partir do 3º semestre nos cursos de Bacharelado e do 2º semestre nos cursos de Graduação Tecnológica e Licenciatura. Anualmente são publicados os Editais de Iniciação Científica com a regulamentação do Programa, número de vagas por curso e regras para concessão.

      Monitoria: A monitoria propicia a você a oportunidade de desenvolver, sob supervisão docente, habilidades para a carreira nas funções de ensino, pesquisa e extensão. Você poderá auxiliar os professores nas seguintes tarefas didático-científicas: preparação de aulas, trabalhos didáticos, atendimento a alunos, atividades de pesquisa e extensão, trabalhos práticos e experimentais em laboratório, em biblioteca e em campo, além de outras tarefas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência. Você poderá ingressar nesse Programa se já tiver cursado a disciplina para a qual está se inscrevendo, não possuir nenhuma reprovação e tiver médias de aprovação iguais ou superiores à nota 7,0 (sete). Como monitor você deverá dedicar 6 horas semanais ao acompanhamento das atividades do Professor Responsável.

      Atividades de Extensão: A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural, científico e político que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a instituição e a sociedade.  Elas têm como objetivo manter o diálogo permanente com a sociedade mediante ações junto ao público em geral, comunidades, segmentos organizados da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas públicas ou privadas, sob a forma de programas ou ações de extensão universitária. Para conhecer essas atividades fique atento às publicações da sua Escola e participe.

      Núcleo de Apoio Discente e Docente (NADD)

      Núcleo de Apoio Discente e Docente – NADD: O estudante do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM conta com o Núcleo de Apoio Discente e Docente. O NADD desenvolve ações para o estudante desde o seu primeiro dia na Instituição com apoio de professores padrinhos e madrinhas de turma que auxiliam em sua adaptação. Além disso, promove cursos livres, gratuitos e a distância de nivelamento e ainda cursos para o desenvolvimento de habilidades de estudo para que você possa aproveitar melhor seu tempo, conhecer seu estilo de aprendizagem, potencializar seu rendimento e obter horas de atividades complementares. O NADD acompanha, orienta, encaminha e apoia os estudantes com necessidades especiais, com dificuldade de aprendizagem ou outras deficiências, contando com a parceria de monitores voluntários. Para você ficar por dentro e acompanhar de perto as melhorias e as mudanças institucionais, o Núcleo promove a eleição de representantes de turma e reuniões periódicas desses estudantes com o corpo diretivo da instituição. Também coordena ações sociais integradas com as Atléticas de todo o Complexo. Atua ainda na formação dos professores, promovendo cursos presenciais e a distância para que os docentes possam, a cada aula, desenvolver diferentes metodologias de ensino e utilizar abordagens inovadoras favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

      Saiba mais em http://portal.fmu.br/institucional

      Cursos de Nivelamento e de Apoio ao Estudante (PAES): Como parte das ações do NADD, o Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM oferece gratuitamente cursos de nivelamento que permitem complementar conteúdos básicos do Ensino Médio, além de cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades de estudo. Eles são disponibilizados on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Instituição e poderão ser validados como horas de Atividades Complementares. Você poderá se aprimorar enquanto cursa a sua graduação. Acesse pela plataforma Blackboard e confira.

      Saiba mais em http://portal.fmu.br/institucional

      Ouvidoria

      A ouvidoria é um canal de comunicação voltado ao público interno, externo, professores e colaboradores da Instituição e que tem a finalidade de receber sugestões, reclamações, elogios, dúvidas, denúncias e demais manifestações pertinentes ao bom funcionamento institucional. Esse canal zela por um atendimento harmonioso e humanizado, pautado na ética e na legalidade.

      Você pode entrar em contato com a ouvidoria quando precisar direcionar qualquer comunicação à Instituição, como: sugestões, reclamações, elogios, dúvidas, denúncias ou após ter buscado atendimento nos demais setores da Instituição e não ter obtido êxito em sua solicitação. Para se comunicar acesse o link da Ouvidoria nos portais da FMU (www.fmu.br) ou do FIAM-FAAM (www.fiamfaam.br) e envie sua mensagem.